Asprovinho aprova oito produtos para receber selo de IP |
|
|
A Associação dos Produtores de Vinho de Pinto Bandeira – Asprovinho, realizou na terça-feira (08), a última fase de degustações de amostras de produtos inscritos para receber o selo de Indicação de Procedência (IP).
Oito produtos prontos foram aprovados. São eles:
Vinho Merlot Don Giovanni Safra 2008
Vinho Chardonnay Don Giovanni Safra 2011
Espumante Natural Nature Don Giovanni Safra 2010
Vinho Cabernet Franc Don Giovanni Safra 2008
Vinho Chardonnay Aurora Pinto Bandeira Safra 2011
Espumante Natural Brut Amadeu Safra 2009
Espumante Moscatel Valmarino Safra 2011
Vinho Cabernet Sauvignon Valmarino Safra 2008
Em 2010, ano em que a Asprovinho recebeu a Certificação de Indicação de Procedência, cinco produtos haviam recebido o selo.
De acordo com o presidente da entidade, enólogo Luciano Vian, as particularidades da região de Pinto Bandeira dão um diferencial aos produtos. “Muitos consumidores já conseguem reconhecer a diferença dos produtos que elaboramos com relação a vinhos elaborados com uvas de outros terroires”, comemora ele.
Já o presidente do Conselho Regulador da Asprovinho, enólogo Carlos Abarzúa, enfatiza o trabalho focado na qualidade que vem sendo desenvolvido pelas vinícolas associadas. “Com apenas um ano de Certificação já temos 13 produtos selados, o que comprova que estamos preocupados e comprometidos com a qualidade. Além disso, já estamos trabalhando em busca da Certificação de Denominação de Origem (DO), o que dará ainda mais credibilidade aos vinhos da região de Pinto Bandeira”, destaca.
Os produtos foram avaliados às cegas pelos seguintes jurados: presidente do Conselho Regulador da Asprovinho, Carlos Abarzúa (Vinícola Geisse), Flávio Zílio (Cooperativa Aurora), Jorge Tonietto (Embrapa Uva e Vinho), Marco Salton (Valmarino), Mauro Zanuz (Embrapa Uva e Vinho), presidente da Afavin, Tiago Tonini (Vinícola Tonini) e Vanessa Stefani (Vinícola Geisse). |